FGF |
A reunião do Conselho Técnico do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso 2017 oficializou as diretrizes da competição, que por força da legislação vigente, obediência ao biênio 2016/2017, tem automaticamente o mesmo formato e os mesmos aspectos da edição do ano passado.
O evento foi realizado nesta terça-feira, dia 21 de março. O Campeonato será iniciado no sábado, dia 27 de maio, estendendo-se até o domingo, dia 13 de agosto, conforme estipulado no Calendário das competições promovidas pela FGF para este ano.
Em 2017 os 10 clubes integrantes do Campeonato são: América de Morrinhos, Anapolina, Aparecida, Aseev de Paraúna, Goiânia, Grêmio Anápolis, Monte Cristo, Novo Horizonte de Ipameri, Santa Helena e Trindade, com as quatro alterações de praxe em relação a 2016, quando Rio Verde e Iporá ascenderam ao Goianão 2017, substituídos por Trindade e Anapolina que foram rebaixados do Goianão 2016 enquanto Caldas e Caldas Novas que foram rebaixados à Terceira Divisão 2017 são substituídos por Aparecida e Monte Cristo, os dois times promovidos da Terceira Divisão 2016.
Os times participantes têm até a segunda-feira, dia 22 de maio, para protocolar os contratos dos jogadores que irão atuar na partida de estreia na Divisão de Acesso 2017. O último dia útil anterior ao da 3ª Rodada do 2º Turno da 1ª Fase, que será a sexta-feira, dia 14 de julho, é o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo para o Campeonato.
Sistema de disputa
A fórmula de disputa, idêntica em relação a 2016 em função da legislação vigente, tem em sua 1ª Fase o mesmo esqueleto inclusive dos três anos anteriores. Nela, as 10 equipes estão divididas em dois grupos de cinco times cada, formados a partir da regionalização e complementada por sorteio em função de que neste ano são nada menos do que seis participantes da Grande Goiânia incluindo-se a cidade de Anápolis.
Assim, o Grupo A é formado por Aseev, Santa Helena, Aparecida, Goiânia e Trindade enquanto o Grupo B é composto por América, Novo Horizonte, Monte Cristo, Grêmio Anápolis e Anapolina. Os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, 8 jogos para cada time, quatro em casa e quatro fora de casa, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a Fase Semifinal enquanto o 5º e último colocado de cada um dos dois grupos são rebaixados para a Terceira Divisão em 2018.
Na Fase Semifinal, em jogos de ida e volta, o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º colocado do Grupo B enquanto o 1º colocado do Grupo B joga diante do 2º colocado do Grupo A, com os dois times líderes de seus grupos na 1ª Fase, tendo a vantagem da partida de volta em casa, e principalmente da igualdade de pontos e saldo de gols normal, para conquistarem a condição de finalista do Campeonato, e mais que isso, o acesso ao Goianão 2018.
Na Fase Final, também em ida e volta, os dois finalistas decidem o título de campeão da competição, com vantagem do jogo de volta em casa assim como da igualdade de pontos e saldo de gols normal para sagrar-se campeão, para a equipe com maior pontuação ao longo de todo o Campeonato.
Quantidade de atletas
Idem, em relação a 2014, 2015 e 2016, a quantidade de atletas até 22 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1995, continua em sete por partida dentre os 18 que assinam súmula, por time, nos jogos.
Autor: Roberto Sampaio
Fonte: Coordenadoria Técnica
Nenhum comentário:
Postar um comentário