Recebendo o "presente" antecipado, Aparecidense completa 36 anos de história ~ Mais Futebol GoianoMais Futebol Goiano

Rádio Web Mais Futebol Goiano

Futebol Goiano

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Recebendo o "presente" antecipado, Aparecidense completa 36 anos de história


No último sábado,16, ao empatar por 1 a 1 com o Uberlândia/MG, no Estádio Anníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, a Aparecidense conseguiu atingir o maior feito da sua recente história.

Menos de uma semana após atingir seu ápice, a equipe de Aparecida de Goiânia, completa hoje, 22, 36 anos de sua fundação. Idade considerada totalmente jovem em se tratando de futebol.

 Apesar de ter sido fundada em 1985, a Aparecidense se profissionalizou apenas em 1992.  De lá para cá a equipe alternou participações entre a Série A e Divisão de Acesso do Campeonato Goiano até 2010, quando o ex-prefeito e falecido por complicações da Covid-19, Maguito Vilela começou seu apoio para o Camaleão do Cerrado.

Assim sendo, podemos afirmar que a história da Aparecidense pode ser dividida em; AM / DM, ou seja, antes do Maguito e depois do Maguito.

Já em 2010 a principal equipe de Aparecida de Goiânia conquista o título da Divisão de Acesso para nunca mais voltar lá, e seguiu em busca de objetivos maiores dentro do cenário esportivo estadual.

Três anos após, em 2013, o time consegue pela primeira vez figurar entre os quatro melhores do Goianão, e no mesmo ano na sua segunda participação no Campeonato Brasileiro Série D, a equipe ganha notoriedade nacional, quiçá internacional, por um lance bizarro.

Durante o segundo jogo das oitavas-de-final do Série D 2013,  contra o Tupi/MG. A  Aparecidense se classificava com o placar de 2 a 2 até os 44 minutos do segundo tempo, quando o jogador Ademilson do Tupi/MG chuta a bola ao gol. A bola já ia entrar, até que o massagista da equipe de Aparecida de Goiânia, Esquerdinha invade o campo, e tira o gol. No rebote, nova chance pro Tupi/MG,  mas novamente o massagista salva. O episódio chegou a ir para os tribunais, com derrota para a Aparecidense.

Em 2015, a primeira final do Campeonato Goiano, derrota para o Goiás, o que se repetiria três anos mais tarde, em 2018.

Em 2016 um fato inédito e histórico. Pela primeira vez a equipe disputaria uma competição nacional de primeira linha; a Copa do Brasil. Fato que devido as boas campanhas no Campeonato Goiano, se repetiu em mais outras três oportunidades.

Em todas elas a Aparecidense fez bonito, eliminando times notáveis como; Sport/PE, Botafogo/RJ e Ponte Preta/SP, mas em contrapartida sendo eliminadas por equipes desconhecidas como; Ypiranga/RS, Cuiabá/MT e Bragantino/PA.

Sempre"beliscando" algo maior no torneio estadual, a equipe participava com frequência no segundo semestre da quarta e última divisão nacional, sempre com campanhas sem sucesso. Em 2020, após a retomada do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus,, a Aparecidense consegue chegar muito perto ao acesso, numa frustrante desclassificação em casa para o Mirrassol/SP.

Ficou aquele gostinho do "quase", e que tal oportunidade demoraria a bater novamente na porta.

Antes de iniciar a temporada de 2021, a Aparecidense sofre um golpe difícil de assimilar até os dias atuais; a perca do seu principal incentivador Maguito Vilela.

Como a vida não para, a equipe seguiu, semifinalista do Goianão 2021, a Aparecidense sofre bastante críticas, e muitos jogadores que participaram da reconstrução do time, sai ao final do torneio.

Perspectiva para o segundo semestre, nenhuma. Assim a Aparecidense começa a disputa da Série D 2021, com pouquíssimos atletas remanescentes da campanha do estatual e em uma parceria com o Goiás E.C, oito jogadores são emprestados para composição do elenco azul e branco.

Uma surpreendente liderança da chave ao final da primeira fase liga a esperança de novamente chegar para a disputa do acesso. Fato historicamente concretizado três fases depois.

Hoje o aparecidense de fato pode parafrasear o hino da equipe. "É o orgulho da cidade de Aparecida de Goiânia".

Parabéns APARECIDENSE .

Júnior Schumacher

Nenhum comentário:

Curta nossa Fan Page

Arquivo do blog

Sou um Apaixonado por Futebol