Morre Cunha Filho o melhor gol do Brasil ~ Mais Futebol GoianoMais Futebol Goiano

Rádio Web Mais Futebol Goiano

Futebol Goiano

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Morre Cunha Filho o melhor gol do Brasil


 A crônica esportiva goiana está entristecida nesta manhã de 28 de outubro - o rádio e seus ouvintes choram: morreu nesta madrugada o narrador Cunha Filho, que com justiça foi batizado por outro companheiro que já nos deixou, o Adolfo Campos, como o melhor gol do Brasil.

Cunha chegou ao rádio na década de 1970, primeiro como locutor noticiarista da Rádio Independência (hoje AM 1090). 

Foi o narrador Jota Júnior que deu a ele a oportunidade de realizar o sonho que o levou para o rádio, ser narrador esportivo. Jota havia retornado de Belo Horizonte e montado uma equipe de esporte na Rádio Jornal de Goiás (Hoje Band 820) e abriu as portas da profissão para o Cunha Filho.

Daí para a consagração foi tempo curto. Cunha foi para o Escrete de ouro da RBC, comandado por Jayro Rodrigues, a seguir contratado a peso de ouro para ser o primeiro locutor dos Donos da Bola, equipe esportiva da Rádio Anhanguera, comandada por dois dos principais narradores do rádio goiano, Jurandir Santos e Joel Fraga, que viram que o dono da audiência era o Cunha Filho. Quando

Jorge Kajuru assumiu a direção de esportes da Rádio Difusora, criando a legendária equipe As Feras do Kajuru, cunha foi contratado, novamente ao peso de ouro para ser o principal locutor, dividindo depois esta condição com o Édson Rodrigues.

Narração vibrante, voz arroucada, diferente das vozes graves padrões da sua época, Cunha foi um fenômeno na narração. Criador de bordões como “vai tomando nota” - para chamar o tempo de jogo, “vai buscar lá dentro”, para assinar o gol narrado, ainda introduziu na narração esportiva, o aproveitamento de versos de músicas populares pra dar brilho na narração. Quem não se lembra do verso “cochilou cachimbo cai Zé bobão”, que ele veiculava logo após a narração do gol, quando chamava o nome do goleiro e colava o verso da música nordestina. 

Enquanto brilhava no rádio ganhando a audiência ! 

Cunha sofreu um Acidente Vascular Cerebral, caiu na rua ficou dias e dias internado e infelizmente hoje veio a óbito !

Fica a saudade de um coração benevolente, de um amigo leal e de um narrador brilhante, 

Que Deus acolha o querido Cunha Filho responsável por muitas lágrimas de amigos e ouvintes neste dia 28 de outubro ! 


Lucimar Augusto presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás

Nenhum comentário:

Curta nossa Fan Page

Arquivo do blog

Sou um Apaixonado por Futebol