NOTA DE REPÚDIO da ACEEG ~ Mais Futebol GoianoMais Futebol Goiano

Rádio Web Mais Futebol Goiano

Futebol Goiano

segunda-feira, 15 de março de 2021

NOTA DE REPÚDIO da ACEEG

 


A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás, através do seu presidente Lucimar Augusto, vem a público repudiar a decisão do prefeito da Cidade de Catalão, Adib Elias, de proibir o acesso dos cronistas e da imprensa de forma em geral ao Estádio Clube do Povo, neste município, para a cobertura do Jogo, Crac e Anápolis, realizado hoje, 15/03/21 pela quarta rodada do campeonato goiano 2021.

A proibição foi comunicada somente hoje momentos antes do início do evento, através desta nota: "O Prefeito Adib Elias entrou em contato com a Federação Goiana de Futebol, solicitando o adiantamento do jogo do CRAC, mas por falta de disposição de calendário não foi possível, de acordo com a organização. Portanto o jogo vai acontecer somente com os dois times em campo, ou seja,  com os portões fechados, sem a presença até mesmo da imprensa."

Esta decisão é um cerceamento e censura à Liberdade de Expressão e o livre acesso dos cronistas esportivos assegurados pela Lei Federal n° 9.615 ( Lei Pelé) em  seu ART 90-F, incluído pela Lei n° 12.395 de 2011: "Os profissionais credenciados pelas associações de cronistas esportivos, quando em serviço, têm acesso as praças, estádios e ginásios esportivos em todo território Nacional, obrigando-se a ocupar os locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto". 

É extremamente preocupante a violação destes preceitos legais causando revolta, constrangimento e prejuízos financeiros. Visto que muitos profissionais de diversos veículos de comunicação da cidade e de outros municípios ( Anápolis e Goiânia) já se encontravam no local da partida.

Os cronistas esportivos de Goiás vêm cumprindo fielmente os rígidos protocolos sanitários de saúde impostos pela CBF e FGF.

Não havia motivos legais nem de saúde para tal proibição.

  A ACEEG repudia com veemência este ato de violência contra o acesso dos cronistas esportivos ao Estádio Clube do Povo  e contra a liberdade de expressão.

A ACEEG pede providências às atividades competentes.


Lucimar Augusto

presidente da ACEEG

Nenhum comentário:

Curta nossa Fan Page

Arquivo do blog

Sou um Apaixonado por Futebol