Os clubes que participam da Série C do Campeonato Brasileiro realizaram, nesta sexta-feira (4), o conselho técnico da competição para 2022.
Durante a reunião, que aconteceu de forma virtual, os presidentes das 20 equipes, incluindo Aparecidense, representante goiano na competição, decidiram democraticamente por uma mudança no formato de disputa da Série C.
A partir de 2022, a primeira fase da Série C terá um turno único. Os 20 clubes se enfrentam e os oito melhores avançam para a segunda fase. Nesta, eles serão divididos em dois grupos, com quatro times cada, para confrontos de ida e volta dentro de cada chave. Os dois melhores de cada quadrangular garantem vaga na Série B de 2023, e os líderes de cada grupo avançam para disputar o título na final, em duelo de ida e volta.
Ao todo, serão 216 partidas, com 27 datas para a disputa da Série C. O campeonato tem início previsto para o dia 9 de abril e término para o dia 9 de outubro. A tabela será divulgada posteriormente pela Diretoria de Competições da CBF.
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, comentou a decisão dos clubes pela mudança do formato.
"É gratificante para a CBF poder atender à demanda dos clubes, ainda que isso exija da entidade um investimento maior. O conselho técnico ocorreu em ambiente democrático, onde todos puderam se manifestar e a escolha da maioria foi acolhida por todos. A Série C ganha mais datas, mais atratividade e isso é fruto da união da CBF, das Federações Estaduais e dos clubes em busca da melhor solução para todos", disse Ednaldo Rodrigues.
Sistema de disputa da Série C em 2022
Primeira Fase
20 clubes em turno único (19 datas)
Segunda Fase
8 clubes em dois quadrangulares; confrontos de ida e volta dentro do próprio grupo (6 datas)
Final
Os líderes de cada quadrangular se enfrentam em um confronto de ida e volta (2 datas)
Acesso
Os dois melhores times de cada quadrangular garantem vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2023
Rebaixamento
Os quatro piores colocados da Primeira Fase serão rebaixados para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro em 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário