Conselho Técnico define a Divisão de Acesso 2016 ~ Mais Futebol GoianoMais Futebol Goiano

Rádio Web Mais Futebol Goiano

Futebol Goiano

terça-feira, 26 de abril de 2016

Conselho Técnico define a Divisão de Acesso 2016

A reunião do Conselho Técnico do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso 2016 definiu as diretrizes da competição. O evento foi realizado nesta terça-feira, dia 26 de abril. O Campeonato será iniciado no sábado, dia 16 de julho, estendendo-se até o domingo, dia 25 de setembro, conforme estipulado no Calendário das competições promovidas pela FGF deste ano. 
 
  
Em 2016 os 10 clubes integrantes do Campeonato são: América, Aseev, Caldas, Caldas Novas, Goiânia, Grêmio Anápolis, Iporá, Novo Horizonte, Rio Verde e Santa Helena, as quatro alterações de praxe em relação a 2015, quando Vila Nova e Anápolis ascenderam ao Goianão 2016, substituídos por Grêmio Anápolis e Caldas Novas que foram rebaixados do Goianão 2015 enquanto Itaberaí e Quirinópolis que foram rebaixados à Terceira Divisão 2016 são substituídos por Aseev e Caldas, os dois times promovidos da Terceira Divisão 2015.
 
  
Os clubes têm até a segunda-feira, dia 11 de julho, para protocolar os contratos dos jogadores que irão atuar na partida de estreia na Divisão de Acesso 2016. O último dia útil anterior ao da 3ª Rodada do 2º Turno da 1ª Fase, que será a terça-feira, dia 23 de agosto, é o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo para o Campeonato.
 
 
Sistema de disputa
 
 
A fórmula de disputa que valerá também para 2017, em função da legislação vigente, tem o mesmo esqueleto dos dois anos anteriores, porém mais enxuta em sua reta decisiva, à qual foi aprovada por unanimidade dos presentes, com ausência de Caldas Novas e Rio Verde, com suas respectivas diretorias vencidas. Na 1ª Fase do Campeonato, as 10 equipes estão divididas em dois grupos de cinco times cada, formados de acordo com os ajustes em relação a regionalização empregada em 2014 e 2015, decorrente da alteração das quatro equipes novas. Assim, no Grupo A estão Grêmio Anápolis, este por sorteio, mais América, Caldas, Caldas Novas e Novo Horizonte enquanto o Grupo B é composto por Goiânia, este também por sorteio, mais Iporá, Aseev, Rio Verde e Santa Helena. Os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, 8 jogos para cada time, quatro em casa e quatro fora de casa, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a Fase Semifinal enquanto o 5º e último colocado de cada um dos dois grupos são rebaixados para a Terceira Divisão em 2017.
 
 
Na Fase Semifinal, em jogos de ida e volta, o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º colocado do Grupo B enquanto o 1º colocado do Grupo B joga diante do 2º colocado do Grupo A, com os dois times líderes de seus grupos na 1ª Fase, tendo a vantagem da partida de volta em casa, e principalmente da igualdade de pontos e saldo de gols normal, para conquistarem a condição de finalista do Campeonato, e mais que isso, o acesso ao Goianão 2017.


Na Fase Final, também em ida e volta, os dois finalistas decidem o título de campeão da competição, com vantagem do jogo de volta em casa assim como da igualdade de pontos e saldo de gols normal para sagrar-se campeão, para a equipe com maior pontuação ao longo de todo o Campeonato.
 
 
Quantidade de atletas
 
 
Idem, em relação a 2014 e 2015, a quantidade de atletas até 22 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1994, continua em sete por partida dentre os 18 que assinam súmula, por time, nos jogos.

Com informações da FGF.ESP.BR
 

Curta nossa Fan Page

Arquivo do blog

Sou um Apaixonado por Futebol