Faltando uma rodada para acabar a K-League, brasileiro é o artilheiro de sua equipe e o 6º com mais gols da liga (sendo o 3º brasileiro); o Jeju United chegou ainda às semifinais da Copa da Coreia
O atacante Yuri Tanque vive um ano especial em 2023. Faltando apenas uma rodada para o fim da K-League 1, primeira divisão da Coréia do Sul, o brasileiro carrega o posto de principal artilheiro do Jeju United e de sexto jogador com mais gols de toda a liga, sendo o terceiro brasileiro. Não só isso, como está concorrendo também ao melhor centroavante da K-League e à seleção dos melhores jogadores do campeonato.
Aos 25 anos de idade, Yuri acertou sua ida ao Jeju United em janeiro deste ano para o desafio de atuar pela segunda vez em solo asiático, mas desta vez na Coréia. Desde então, soma 36 partidas pelo clube da cidade de Jeju, com 11 gols marcados e quatro assistências. Recentemente também, chegou à marca de 50 jogos na Ásia e está a apenas uma partida de igualar o número de jogos da temporada 2022, sendo as duas que mais atuou na carreira.
Antes disso, ainda, o jovem atacante conquistou o reconhecimento dos torcedores do Guarani, ao guiar o time da zona de rebaixamento até a décima colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Isto aconteceu em 2022, quando o centroavante contribuiu com sete gols e duas assistências em 17 jogos pelo Bugre. Em um deles, tirou as chuteiras para subir no escudo do clube localizado entre o campo e a arquibancada do estádio Brinco de Ouro.
Yuri é natural da cidade de Porangatu, no interior do estado de Goiás, mas se mudou logo cedo para Minas Gerais, onde viveu a maior parte de sua infância. Em terras mineiras, passou pelas categorias de base do Cruzeiro, dos 10 aos 12 anos, e do AtléticoMG, entre as categorias sub-15 e sub-17. Pela Raposa, se deslocava de Nova Era até Belo Horizonte para treinar, em um trajeto que durava aproximadamente duas horas e meia para ir e duas horas e meia para voltar. Como o clube precisava que o atleta se mudasse para Belo Horizonte, e Yuri não tinha condições para isso, acabou deixando o Cruzeiro quando era ainda apenas um garoto. Já pelo Galo, chegou a participar de um treinamento com a equipe profissional em 2013, junto ao elenco campeão da Copa Libertadores, que tinha nomes como Ronaldinho Gaúcho, Jô, Bernard, Diego Tardelli e companhia.
Como profissional, Tanque coleciona passagem por clubes como Ponte Preta, Coimbra, Ganiare Tottori (Japão), Ferroviária, Leixões (Portugal) e Capivariano. No último, foi o artilheiro da Série A3 do Campeonato Paulista de 2022 e escolhido para entrar para a seleção dos onze melhores da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário