CBF aumenta a Série D para 48 times ! ~ Mais Futebol GoianoMais Futebol Goiano

Rádio Web Mais Futebol Goiano

Futebol Goiano

terça-feira, 15 de março de 2016

CBF aumenta a Série D para 48 times !

A CBF, com  o  objetivo  de  integrar  ao  Calendário  anual  um  número crescente  de  clubes, valorizando as competições, definiu que a partir deste ano de 2016 serão incorporadas mais oito agremiações ao Campeonato Brasileiro da Série D, que passa a  ser  disputado  por  48  equipes.  
 
Para a distribuição das 8 (oito) vagas criadas, levou-se em consideração o Ranking  Nacional  das  Federações de 2016, sendo  possível  contemplar  aquelas Federações  com  maior  pontuação  proporcionalmente. Assim,  as  três  primeiras Federações  do  ranking, que  juntas  representam  acima  de  40%  da  pontuação  total, tiveram acréscimos de vagas. Não obstante, foi possível ainda estabelecer um ponto de corte acima dos 9 (nove) mil pontos e acrescer uma vaga para quatro Federações que  no  formato anterior  teriam  direito  a apenas  uma  vaga  na  Série  D.

Desta forma, a Federação Paulista ganhou mais 2 (duas) vagas, passando a contar com 4 (quatro) vagas, as Federações do Rio de Janeiro e Mineira ganharam mais uma vaga, ambas passando a contar com 3 (três) equipes na competição enquanto as Federações Cearense, Potiguar, Alagoana e Paraense que tinham apenas 1 (um) representante cada, passam a contar com 2 (dois) representantes.

Em função desta modificação, fica também alterado o sistema de disputa do Campeonato, que passa a ser o seguinte: na 1ª Fase, as 48 equipes ficam divididas em 12 grupos de quatro times em cada grupo, com os jogos acontecendo dentro dos respectivos grupos em turno e returno, seis jogos para cada time, três em casa e três fora de casa, classificando-se os dois primeiros colocados de cada um dos doze grupos, e, dentre os doze terceiros colocados, os oito de melhor índice técnico, perfazendo um total de 32 equipes classificadas para a 2ª Fase. A partir daí, eliminatória simples, com jogos de ida e volta, implicando 16 times nas Oitavas de Final, oito nas Quartas de Final, quando acontece a definição do acesso à Série C para o ano subsequente, os quatro semifinalistas e os dois finalistas que decidem o título de campeão da competição.

Os quatro times que conquistam o acesso para a Série C precisarão ultrapassar quatro fases, disputando até a mesma 12 jogos. Até o ano passado, eram três fases, porém também com 12 jogos realizados até o acesso.

Na 1ª Fase, diminuiu-se o número de jogos para cada time, de oito para seis, no entanto, o percentual de times classificados para a 2ª Fase aumentou de 40% para 66,66%.

O campeonato Brasileiro da Série D, tem transmissão pela Tv Brasil e Esporte Interativo.

Fonte:fgf.esp.br

Curta nossa Fan Page

Arquivo do blog

Sou um Apaixonado por Futebol